sábado, 8 de outubro de 2016

Sesc comemora Dia das Crianças com ações em Ibiapina

O Sistema Fecomércio-CE, por meio do Sesc*, realiza uma programação especial alusiva ao dia das crianças na cidade de Ibiapina, na região da Ibiapaba. As atividades acontecem no domingo (9), no Calçadão da Liberdade e a estimativa é de que 800 crianças de todas as idades participem da comemoração. Acesso gratuito.
A programação conta com brincadeiras populares, pintura em rosto e biblioteca itinerante, com um rico acervo da literatura infanto-juvenil. Além das ações citadas, o ponto alto é marcado pela descontração do Circo Alegria, que faz parte do Grupo Garajal, de Fortaleza. O espetáculo, que utiliza técnicas circenses como malabares, acrobacia, pirofagia e alegria dos palhaços, conta a história de um grupo mambembe cheio de habilidades nas artes circenses para conquistar seu público, resgatando a magia do picadeiro com surpresas e gargalhadas tradicionais de grupos da década de 50.
            Toda a programação é gratuita e oportuniza o acesso ao lazer, cultura e sociabilidade educativa, onde todas as crianças podem interagir e desfrutar junto com a família de uma tarde de alegria.
Sobre o Sesc Ler Ibiapina
Atualmente, o Sesc Ler Ibiapina atende 150 crianças no Projeto Habilidades de Estudo (1º ao 5º ano) e 90 crianças nos Projetos Sesc Ativo e Futsal Sesc. Desde 1998, o projeto Sesc Ler, com uma proposta educacional inovadora de alfabetização e escolarização até o 5º ano do Ensino Fundamental, viabiliza aos educandos jovens e adultos o exercício pleno de cidadania por meio das ações sócio-educativas desenvolvidas nos Centros Educacionais localizados nos municípios de Aracati, Crateús, Ibiapina, Quixeramobim e São Gonçalo do Amarante no estado do Ceará.
A proposta educativa fundada na autonomia, no desenvolvimento do pensamento crítico e na cooperação, respeita os saberes acumulados pelos indivíduos, reiterando a autoestima e a valorização das identidades pessoais e dos grupos a que pertencem.

SERVIÇO
Ação Dia da Criança em Ibiapina

Data: 9/10
Local: Calçadão da Liberdade (Rua Inácio Pontes, S/N, Centro)
Horário: 17h às 19h
Público alvo: crianças de todas as idades

:::Gratuito:::

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Joaquim Barbosa vai ter que indenizar o jornalista Felipe Recondo em R$ 20 mil

Ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa vai ter que indenizar o jornalista Felipe Recondo em R$ 20 mil. A decisão, divulgada pela imprensa nesta quinta-feira, 6, partiu da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), que considerou como ofensivo o fato de o juiz ter chamado, em março de 2013, o repórter de “palhaço”, além de tê-lo mandado ir “chafurdar no lixo”.
Recondo foi representado pelos advogados Danyelle Galvão, Leonardo Furtado e Renato Faria, destaca reportagem da Agência Estado. No TJDFT, o caso foi decidido em favor do jornalista por 3 votos a 2. Consideraram que o ex-presidente do STF deve pagar indenização os desembargadores Fernando Habibe, Rômulo de Araújo Mendes e Sérgio Rocha. Barbosa, que ainda não se pronunciou oficialmente a respeito da condenação, pode recorrer.
Então repórter do Estadão em Brasília, Recondo, que hoje integra a equipe de sócios-fundadores do site especializado Jota, foi ofendido quando tentou entrevistar o então presidente da suprema corte do país e do Conselho Nacional de Justiça. O jornalista, contudo, sequer conseguiu formular o que seria a sua primeira pergunta. “Presidente, como o senhor está vendo...”, disse o entrevistador, conforme áudio divulgado à época pela Rádio Estadão. Aos gritos, Barbosa xingou o profissional.
Com a repercussão negativa das ofensas, a equipe de comunicação do STF entrou no circuito e divulgo nota oficial com pedidos de desculpas e alegando que Barbosa respondeu de forma “ríspida” devido ao “cansaço e fortes dores”. Apesar da tentativa do órgão em tentar resolver a situação, o então presidente do STF voltou a ofender Recondo meses depois. Em julho de 2013, em entrevista ao jornal O Globo, ele se referiu ao repórter como um “personagem menor”.
O embate entre Barbosa e Recondo não parou em julho. Três meses depois da entrevista publicada por O Globo, o juiz pediu para que Ricardo Lewandowski considerasse a exoneração de Adriana Leineker Costa de seu gabinete. Servidora pública lotada no Supremo desde 2000, Adriana é mulher do jornalista xingado pelo hoje ex-ministro. “Reputo antiética sua permanência em cargo de comissão junto a gabinete de um dos ministros da Casa, além de constituir situação apta a gerar desequilíbrio na relação entre jornalistas encarregados de cobrir nossa rotina de trabalho”, chegou a pontuar Barbosa.

Para quem não votou no primeiro turno

O eleitor que não pôde votar no primeiro turno das Eleições Municipais 2016, ocorrido no último domingo (2), e não justificou no próprio dia da votação, deve apresentar, até o dia 1º de dezembro, ao juiz da zona eleitoral na qual é inscrito justificativa da ausência para não ficar com débito com a Justiça Eleitoral.
Enquanto não regularizar sua situação com a Justiça Eleitoral, o eleitor não poderá, entre outras restrições, obter passaporte ou carteira de identidade, inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado, e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Vereador Fredim faz seus agradecimentos

"Venho aqui agradecer as mensagens de carinho, as pessoas que foram em minha casa me apoiar, ao meu povo que esteve comigo desde o início do meu mandato e estará até o fim e também aqueles que mesmo sem me conhecer, acreditaram em meu trabalho e em minhas propostas. Agradeço imensamente a vocês que me depositaram seu voto de confiança. E obrigado principalmente a Deus, que nos guiou até aqui e continuará a nos guiar, mas que a partir de agora tem outro propósito para minha vida.
Muito obrigado a todos, Deus venha a abençoar a cada um de vocês".

As curtas do Blog Wilson Gomes

1- Para quem se espantou com a maioria de votos postada em favor de Ivo Gomes de  3.147, este número representa a soma entre todos os candidatos que Ivo Gomes enfrentou na urna (Moses, Guimarães e Josy).

2- O deputado federal Moses Rodrigues deverá se reunir com os candidatos eleitos da sua coligação para definir metas para os preparativos da eleição da mesa Diretora. O deputado Moses promete manter aliança próxima com os vereadores que farão oposição ao prefeito Ivo Gomes.

3- Passado o período das eleições as atenções se voltam para o término de mandato do prefeito Veveu Arruda. Que deverá ser um tempo gasto para "arrumar a casa" para receber o novo gestor do município, Ivo.

Leônidas Cristino diz que gestão de 20 anos em Sobral ganhou aprovação em eleições

O deputado federal Leônidas Cristino (PDT) atribuiu “um caráter simbólico para o Ceará e o país” à eleição do deputado estadual Ivo Gomes (PDT) para prefeito de Sobral (Zona Norte). O município lidera o ranking nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) com nota 8,8 nas séries iniciais do ensino fundamental. Sobral é o município do Brasil com melhor Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), disse ele.
O parlamentar agradeceu por ter coordenado a campanha em Sobral e observou que o momento agora é de união, uma vez que “os desafios são grandes e ainda tem muito o que realizar”. Leônidas Cristino afirmou que ao longo dos 20 anos de administração, iniciados em 1997 quando Cid Gomes governou o município, a gestão de Sobral tem sido avaliada por instituições externas e pela população, aprovada com destaques nacionais e a vitória em sucessivas eleições.
“Outro fruto desta experiência vitoriosa, também plantado por Cid Gomes, cultivado por mim quando prefeito de Sobral e pelo gestor atual, Veveu Arruda, foi colhido na saúde”, acrescentou o deputado. A Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) de Sobral – 7,4 óbitos por mil nascidos vivos – é a menor do Norte e Nordeste do país, conforme o Ministério da Saúde, ele informou.
No ranking Cidades do Futuro, baseado em indicadores de desenvolvimento sustentável, no desempenho nos setores econômico, social e ambiental, Sobral ocupa a 8ª posição entre capitais e cidades no país, ele citou. O deputado reconheceu a importância das urnas, na democracia, para legitimar e confirmar um projeto político.
Segundo Leônidas Cristino, a execução de um plano de governo torna-se um projeto que conta com apoio coletivo. “A essência do projeto é robustecida pela aclamação popular, que dá sentido às ideias colocadas em prática pelos gestores. Os ideais são reforçados na sua matriz ética de zelo pelo bem público, de colocar com clareza, como princípio inarredável, a dedicação do servir à comunidade. Não há lugar para os interesses pessoais, os projetos egoísticos de se locupletar com o bem público”, finalizou.

Com informações, Eliomar de Lima.

O vício de uma assessoria de imprensa

São quase dez anos de história para finalmente sentar e contar em detalhes que a vida dentro de uma assessoria de imprensa é algo extremamente fantástico. É obvio que em diversos dias temos vontade de sair correndo desesperadamente, mas a maioria deles são marcados por frio na barriga e uma certa emoção com cada nova publicação. 
Sempre fui contra o uso de drogas e qualquer substância que cause dependência, mas eu sou viciada em publicação. Eu sou do tipo que fica em êxtase quando recebe o e-mail de jornalista solicitando informações adicionais ou dizendo que tem interesse no meu cliente. E pulo freneticamente e até choro de tanta alegria quando meus clientes vão ter uma matéria de destaque.
O cliente em inúmeras situações manda um e-mail dizendo 'bacana' ou simplesmente dá um ‘like’ na rede social, parecendo em muitos casos que são indiferentes a minha euforia por uma nova publicação. Que o amor maior é exclusivamente meu por cada letrinha publicada. Já lidei com cliente que não entendiam o que era Assessoria de Imprensa, mas sabiam que precisavam desse serviço para ter maior visibilidade e por isso eles contratavam. Mas, sejamos sinceros esses são os piores clientes. Você ter que explicar diariamente a importância de cada publicação para quem não entende o que está sendo realizado e que só quer aparecer em ‘certos veículos’ é péssimo. Devo admitir que dei 'graças a Deus' quando essas parcerias não deram certo.
Em contrapartida, temos também aqueles ‘super clientes’, que são apaixonantes e nós admiramos! Criamos um vinculo que vai além do profissional, se tornam amigos e temos até uma motivação a mais para nos dedicarmos e compreendemos quais são as possibilidades deles. Sejamos sinceros, precisa existir essa relação amigável entre assessores e seus clientes. Ouso dizer que antes de qualquer contrato é necessário admirar o trabalho do outro.
Acreditar no serviço e/ou produto do seu cliente e conhecer o mercado que ele atua é primordial. Vivemos em busca de informação, entendendo quais são as possibilidades de mercado e acabamos conhecendo um pouco de cada assunto e nos tornando, às vezes, até um especialista em relação à área de atuação do cliente.

Quando atendemos clientes que fazem coisas diferentes nos mais diversos segmentos é muito mais emocionante. Normalmente, começamos o dia falando sobre tratamentos estéticos para o inverno, por exemplo, passamos a tarde discutindo o lançamento de um produto e no final do dia estamos falando sobre quatro ou cinco assuntos diferentes ao mesmo tempo. Algumas pessoas falavam que isso era coisa de Geminiana, que mistura vários assuntos ao mesmo tempo, só que na verdade é uma atividade típica de um Assessor de Imprensa.
Nessa profissão, existem também muitas situações inusitadas, principalmente quando você levanta todos os dias para iniciar sua jornada de trabalho e sabe que o seu dia será completamente diferente do dia anterior. Iniciei a minha trajetória atendendo uma atriz pornô e foi divertidíssimo contar para todas as pessoas quem era a minha cliente enquanto escondia do meu pai para quem eu trabalhava.
Depois disso tive experiências dentro de Assessorias de Imprensa, Agências de Comunicação e Agências de Publicidade, até enfim, decidir Empreender. Todas as experiências foram me auxiliando para entender melhor o mercado da comunicação e me mostrar que existiam muitas possibilidades, ainda mais agora que vivemos um momento em que o Assessor de Imprensa tem uma atuação muito mais abrangente. Acabei chegando no mercado na época da transição e isso foi bem interessante para entender que precisava ser uma profissional multitarefas para ter algum reconhecimento. Nascemos criativos e iremos morrer se não continuarmos sendo criativos
Viver de Assessoria de Imprensa é quase a mesma coisa que gerenciar uma crise permanente na nossa vida pessoal, primeiramente porque algumas pessoas não entendem exatamente qual é o nosso trabalho. Um excelente exemplo é estar na balada e quando um cara resolve conversar e você diz que é Assessora de Imprensa inicia-se a fase de constrangimento. O individuo te olha com uma cara de assustado, o assunto morre e de repente ele é descartado porque Assessores de Imprensa não aceitam pessoas que não sabem o que é Assessoria. E posso dizer, com conhecimento de causa, que em muitas situações usei isso como tática para afastar algumas pessoas.
Cabe dizer aqui, que essa profissão também é árdua, imaginem como é incrível andar durante horas dentro de uma feira em que seu cliente esta expondo para conversar com alguns jornalistas, é cansativo e merecemos o mínimo de estrutura. Eu sou do tipo de Assessora que senta no chão depois do evento sem problema algum, mas brigo por água principalmente nos eventos que eles cobram mais de R$8 por uma misera garrafa.
No entanto, temos que admitir também que todos os Assessores são especialistas em conversar com qualquer pessoa. Diariamente fazemos ligações para pessoas que em muitas situações nunca encontramos pessoalmente e temos que explicar a nossa pauta, questionar o interesse e em muitos casos criamos novas amizades e no outro dia temos novos contatos para fazer. Eles fazem parte da execução do nosso trabalho e eu admiro eles e o filtro deles. É certo que em determinadas situações nós queremos quase implorar de joelho para esses novos contatos aceitaram a nossa sugestão de pauta.
Todos os dias existe uma nova pauta, uma nova crise, uma nova conversa, um novo contato, um novo cliente e uma nova matéria a ser publicada e essa é a graça do negócio. Todos os dias somos vendedores de pautas e precisamos pensar estrategicamente sobre cada assunto, para que do outro lado, os jornalistas e leitores vejam que fantástica é aquela ideia do nosso cliente. Somos especialistas em arrumar o palco para o outro brilhar e nós brilhamos em cada publicação, mesmo que o nosso nome não esteja escrito na matéria, porque lá no fundo nos sabemos que tudo aconteceu por nossa culpa.
Eu nasci assessora e pretendo morrer assessora, criando sempre novas sugestões de pauta para que todos eles brilhem e eu continue pulando freneticamente com cada nova matéria.

Texto escrito por: Bianca Custodi,
(*) Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Sócia Proprietária da Agência Zaru Comunicação. Especialista em Assessoria de Imprensa, Planejamento de Comunicação e Produção de Conteúdo.

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Vitória do Ivo Gomes para ser avaliada

Através de solicitações de alguns seguidores, estamos atualizando as maiorias dos pleitos eleitorais incluindo o resultado na eleição do último dia 02 de outubro, que o grupo liderado pelo ex-governador Cid Gomes (PDT) demonstrou mais uma vez força no processo político de Sobral.
Vejam a retrospectiva das eleições de 1996 a 2012, com os percentuais das maiorias, acrescido o resultado da eleição 2016.

(ELEIÇÕES DE 1996)
O candidato do PSDB, Cid Gomes, ganhou com uma maioria de 18.169 votos. Cid concorreu contra Cândida Figueiredo e Marco Prado.
 
(ELEIÇÕES DE 2000)
O candidato do PPS, Cid Gomes, ganhou com uma maioria de 25.869 votos. Cid concorreu contra Marco Prado.
 
(ELEIÇÕES DE 2004)
O candidato do PPS, Leônidas Cristino, ganhou com uma maioria de 5.633 votos. Leônidas concorreu contra Marco Prado e Luciano Linhares.
 
(ELEIÇÕES DE 2008)
O candidato do PSB, Leônidas Cristino, ganhou com uma maioria de 41.448 votos. Leônidas concorreu contra Muniz e Professor Djalma.
 
(ELEIÇÕES DE 2012)
O candidato do PT, Veveu Arruda, ganhou com uma maioria de 706 votos. Veveu concorreu contra Dr. Guimarães; Marco Prado e Professor Osvaldo.
 
(ELEIÇÕES DE 2016)
O candidato do PDT, Ivo Gomes, ganhou com uma maioria de 3.147 votos. Ivo concorreu contra Moses Rodrigues (PMDB); Dr. Guimarães (PSDB) e Josy Vasconcelos (PSOL).
 
 
Com informações, Sobral de Prima.

Quem será o futuro presidente da Câmara de Sobral?

Sobral já começa a viver um novo clima de eleição, agora é para eleger o novo presidente da Câmara e a composição da Mesa Diretora. As apostas e as especulações já começaram. Para o radialista Carlos Ritchelly o nome mais cotado é do vereador Vicente de Paulo (Paulão) pelo fato dele e Ivo Gomes estarem sempre juntos na campanha eleitoral. Carlos Ritchelly acredita num acordo entre o deputado e vereador. Para o cientista político e admirador dos FGs Dr. Silva, chegou a vez do Carlos Calisto. Para Dr. Silva caberá a ele (Carlos) trazer para o situação o voto que decidirá a vitória. Apesar de ainda não especulado de forma mais aberta dois outros nomes surge no meio dessa fogueira, Paulo Vasconcelos e Rogério Arruda, que inclusive já chegaram e simular uma troca de voto; "Se for eu você em mim! e se se você eu voto em você!"
Mas a oposição, o time da 'canoa', ainda continua remando. O PMDB quer também ter o direito de indicar o nome do futuro presidente. Júnior Balreira, Fransquinha do Povo e Zezão estão no primeiro bloco. 
A bancada apoiada por Ivo elegeu 10 vereadores e a turma do deputado federal Moses elegeu também 10, enquanto que Dr.Guimarães que se dizia a verdadeira oposição elegeu um vereador. A prova dos noves será aplicada.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Coelce já recebe pagamento em conta de luz em comércios



A Coelce fez uma parceria com estabelecimentos comerciais dos municípios de Trairi, Cariré e Santa Quitéria, na região Norte do Estado, para proporcionar mais comodidade aos clientes. Chamada de ‘Rede Mais’, a nova iniciativa da distribuidora permite que os consumidores paguem a conta de luz em locais credenciados.
O objetivo da companhia, que é controlada pelo Grupo Enel, é disponibilizar mais opções de estabelecimentos para pagamento de contas. Os agentes credenciados contam com um sistema seguro para o recebimento das faturas de energia.
O Rede Mais foi idealizado há dois anos pela Coelce e, antes de ser implantado nos pontos comerciais, passou por uma fase de testes durante o ano de 2015.
Atualmente, o sistema está disponível nos pontos comerciais, Mercadinho Itapajé (Trairi), Bellas Confecções (Cariré) e Farmácia Pollymed (Santa Quitéria); todos na região Norte. Em 2017, a Coelce pretende expandir o canal para todo o estado do Ceará.

Cariré elege Elmo Aguiar como prefeito para 2017



Sobre a liderança do atual prefeito, Antonio Martins, o seu vice, Elmo Aguiar e seu primo Carlinhos Rufino assumem o executivo municipal a partir de 2017.
Com uma vitória esmagadora de 76,71% (9.042) dos votos contra 23,29% - (2.746) equivalente a uma maioria de 6.296 votos - Antonio Martins mostra a força e prestigio que tem na "Terra do Arroz Doce".
Além da vitória para Prefeito, das 11 vagas do legislativo apenas 02 ficaram com a oposição. O Grupo liderado por Antonio Martins fez 09 vereadores.


Votação dos vereadores que não se reelegeram



Chico joia – 1.633 (diferença para ultimo colocado de 469 votos)  – Claudio Gil – 1.507 – Kaká Linhares – 1.464; Hermenegildo – 1.385; Fredim – 1.349; Gegê Romão – 1.143; Silvio Ávila 839;  Gaudêncio – 1296 (diferença entre último colocado 362); Gilmar Bastos 1.256; Emídio Silva 902 votos.

MP altera regras do processo de renovação de outorga de rádio e TV



Foi editada nesta segunda-feira (3) a Medida Provisória nº 747/2016 que altera as regras dos processos de renovação de outorga e de transferência direta e indireta dos serviços de radiodifusão.
Com a publicação da MP, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) quer regularizar a situação de diversas emissoras de radiodifusão, e evitar que os serviços abertos e gratuitos de informação, educação e lazer sejam interrompidos, caso expire a outorga.
Pelo texto, as emissoras poderão apresentar o pedido de renovação durante os 12 meses anteriores ao vencimento da outorga. Antes, o prazo para apresentar o pedido de renovação ocorria entre seis e três meses anteriores ao término da outorga.
O texto também possibilita às emissoras de rádio e televisão com outorgas vencidas e que não apresentaram o pedido de renovação, ou até mesmo aquelas que realizaram o pedido de renovação de forma intempestiva (fora do prazo legal), que regularizem sua situação junto ao Poder Executivo no prazo de até 90 dias, contados da publicação da MP, ou seja, até o dia 2 de janeiro de 2017.
Por fim, a MP 747/2016 possibilita que pedidos de transferência direta de outorga possam ser analisados e aprovados mesmo nos casos em que o pedido de renovação ainda esteja tramitando nos órgãos competentes.
A ABERT apoia as mudanças regulatórias, na medida em que trazem avanços relevantes para o setor de radiodifusão e considera uma oportunidade única para os radiodifusores regularizem a outorga de seu serviço junto ao MCTIC.
Como orientação, a Associação alerta que: as emissoras que não apresentaram o pedido de renovação devem fazê-lo imediatamente, sendo o prazo máximo de 90 dias; e, as emissoras que apresentaram pedido de renovação fora do prazo legal devem reiterar seus pedidos com base no disposto na MP 747.
Quaisquer dúvidas sobre o tema, a assessoria jurídica da ABERT está à disposição do radiodifusor, pelo email juridico@abert.org.br, ou, ainda, pelo telefone 61-2104-4600.

Em boa fase, Ceará recebe o Itabaiana-SE almejando classificação na Copa do Nordeste

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Vivendo ótimo momento na temporada, o Ceará, chega com a confiança elevada para tentar c...