sábado, 6 de julho de 2013

CIDADE: Confira as atrações deste sábado da ExpoNorte

ESPORTES: Icasa pronto para enfrentar o Ceará

(Site Miséria) - O Icasa terá novidades para o duelo deste sábado contra o Ceará no retorno do Brasileiro Série B após a Copa das Confederações. A começar pelo técnico Sidney Moraes que fará sua estreia. Além dele, o zagueiro Bruno Perone e o atacante Kiros serão titulares pela primeira vez.

No gol, João Ricardo é o dono da posição, assim como Leyrielton e Carlinhos nas laterais. Luiz Gustavo comporá a zaga com Perone. Outra alteração no time - e que chama a atenção - foi a escolha do zagueiro Nildo para o meio campo. Ele atuará como volante ao lado de Da Silva e Elanardo. Chapinha completa o meio campo. No ataque, Juninho Potiguar formará dupla com Kiros.

“Os atletas entenderam bem o recado, já dispomos os atletas e temos a equipe bem focada para esse jogo contra o Ceará”, afirmou o treinador.

Confira a escalação do Verdão: João Ricardo; Leyrielton, Bruno Perone, Luiz Gustavo e Carlinhos; Nildo, Da Silva, Elanardo e Chapinha; Juninho Potiguar e Kiros

NACIONAL: Processo contra deputado Titirica está pronto

(O Povo) - Um processo contra o deputado federal e humorista cearenseTiririca (PR-SP) está pronto para ser julgado no Supremo Tribunal Federal (STF). A ação penal, de número 567, foi tirada da pauta em 2012 pelo relator Gilmar Mendes, devido à aposentadoria do revisor Cezar Peluso, e liberada novamente em junho deste ano. Tiririca é acusado pelo Ministério Público Eleitoral de São Paulo de ter apresentado dados falsos à Justiça Eleitoral, durante a campanha de 2010.
Na época, o MP havia denunciado que Tiririca seria analfabeto. Assim ele estaria descumprindo uma das exigências legais para ser candidato. Para provar o contrário, Tiririca apresentou à Justiça Eleitoral um documento que teria sido escrito por ele de próprio punho. A denúncia foi então recusada. Porém, uma perícia solicitada pelo MP encontrou diferença entre a escrita do texto e a assinatura no fim do documento.
A Justiça então aceitou a denúncia e iniciou uma ação penal contra Tiririca. A denúncia é baseada no artigo 350 do código eleitoral, que prevê reclusão de cinco anos e pagamento de multa a quem, entre outras coisas, forneça declaração falsa para fins eleitorais.

ESPORTES: Tarde de futebol no estádio do Junco

(Diário do Nordeste) - Líder do Grupo A, com 7 pontos ganhos, o Fortaleza recebe hoje, às 16 horas, no estádio do Junco, em Sobral, o CRB/AL, sétimo colocado, com 3 pontos. Vencendo, o Leão se distanciará na liderança do grupo.

Para além do confronto entre as duas equipes, o duelo de hoje marca o reencontro do técnico Hélio dos Anjos, do Leão, com um velho conhecido, o treinador Márcio Goiano, do CRB/AL, que já foi seu jogador, tendo aprendido muito com o "tutor", até se tornar técnico de futebol.

Hélio dos Anjos foi campeão como técnico no Goiás, tendo como atleta de sua confiança, justamente Márcio Goiano, nos anos 1990.

Posteriormente, Márcio Goiano foi bicampeão pernambucano com Hélio dos Anjos no comando do Sport/PE, em 1996 e 1997. Aliás, Márcio Goiano chegou a conquistar o pentacampeonato pelo Sport/PE.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

REGIONAL: Senador Eunício Oliveira presidirá encontro

O presidente do PMDB no Ceará, Senador Eunício Oliveira comanda neste sábado (06), a nova edição do PMDB Itinerante. A caravana do Partido segue direto para Varjota (Zona Norte), onde o Senador peemedebista apresentará as metas da sigla no biênio 2013-2014. Em 2013 o partido já realizou encontros nos municípios de Morada Nova, Nova Russas e Caririaçu. O evento, que acontece a partir de 9 horas no Centro de Eventos de Varjota (Av. Castelo Branco s/n) também debaterá com a população as principais demandas da cidade, em especial o problema da seca. O encontro é aberto ao público, inclusive para pessoas não filiadas a Sigla. Em Varjota estarão presentes a prefeita do município Rosa Cândida e sua vice Raimunda Pires, o vice-prefeito de Fortaleza, Gaudencio Lucena, os deputados Mauro Benevides, Danilo Forte, Danniel Oliveira, Perboyre Diógenes, Dra. Silvana, Aníbal Gomes, Carlomano Marques e o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Walter Cavalcante.

Com informações do blog Sobral de Prima

As tirinhas do Blog Wilson Gomes

1- A jornalista Natércia Rocha não responde mais pela Imprensa Oficial do Município. Ela pediu demissão por não suportar a carga horária.

2- O vereador Rogério Arruda, aguarda com expectativa, a votação de seu projeto que cria a Carneira Nacional de Habilitação Popular Municipal.

3- A Polícia Militar está de parabéns pelo esquema de segurança montando no Show da Banda Aviões do Forró, no Arco do Triunfo. Não houve nenhuma ocorrência.

SOBRAL: Sindicatos de trabalhadores também aderem a protesto em combate a negação dos direitos

O Movimento Sindical dos Trabalhadores de Sobral e região, representantes de associações de trabalhadores, movimentos sociais, estudantil e de jovens, participam, neste sábado (06), da II MARCHA MUNICIPAL DOS TRABALHADORES, com o objetivo de estabelecer um dia unificado de luta em prol da defesa de direitos e pela valorização dos trabalhadores.

A Marcha traz o lema “Em defesa do serviço público e pela valorização dos trabalhadores”, resgatando o significado histórico da luta dos trabalhadores do serviço público municipal que ocupa as ruas para defender direitos. De acordo com os organizadores, a manifestação pretende reunir cerca de quinhentos participantes. 

Na lista de reivindicações está à redução da jornada de trabalho de 40 horas semanais, sem redução salarial, política de valorização dos trabalhadores, pelo o fim do fator previdenciário, além das pautas específicas por categorias. 

Os Agentes de Endemias protestam pela elevação da gratificação de insalubridade, efetivação dos Agentes de Saúde e também reivindicam da bancada de deputados Federal do Ceará, especialmente os votados em Sobral, mais empenho na aprovação do piso salarial nacional da categoria.

Outras frentes encabeçadas pelos Guardas Municipais e Agentes de Trânsitos reivindicam aplicabilidade do adicional noturno, melhoria no plano de carreiras com elevação das gratificações de curso e reparo na carreira dos Agentes de Trânsitos.

Os Mototaxistas reivindicam melhorias como novos coletes e capacetes personalizados, bem como, fiscalização permanente aos mototaxistas “piratas” e repudiam as práticas anti-sindicais adotadas pela municipalidade para o enfraquecimento da categoria.

Os Taxistas autônomos protestam pela morosidade na regulamentação da categoria e reivindicam redução dos impostos a exemplo: do IPVA e o ISS.A mobilização terá concentração e saída na Sede do SINDSEMS bem ao lado da Prefeitura, a partir das 08 horas, onde deverão percorrer as ruas do centro comercial da cidade, compreendendo o Mercado público, área bancária e término na Praça de Cuba.



Com informações da Ascom - Assessoria de Comunicação do Sindsems.

NACIONAL: João Ananias participa do Fórum sobre acidentes com motos


Quarenta e duas mil pessoas morreram em 2011 vítimas de acidentes de trânsito no Brasil. “Isso é uma tragédia”, disse o deputado João Ananias que participou como debatedor do I Fórum de Discussão sobre Acidentes com Motociclistas aberto nesta quinta-feira, 4, no auditório do Instituto Dr. José Frota (IJF). Ele destacou que se trata de um problema de saúde pública e acrescentou que a bebida alcoólica está entre as principais causas dos acidentes. O evento será encerrado na sexta-feira, 5.
 
 
O cirurgião vascular do IJF e coordenador do Fórum, Lineu Jucá, apresentou os números dos acidentes de trânsito no País e cobrou das autoridades ações políticas para reduzir os índices. Ele ressaltou que houve um aumento no número de acidentes de trânsito e mostrou dados de que 36,91% das mortes no trânsito no Ceará são por moto e que por dia no Estado, são registradas 2,43 mortes em acidentes com motos.
 
No IJF, maior hospital de trauma no Estado, 90% dos leitos são  ocupados por pacientes vítimas do trânsito. “Falta ação política”, observou Lineu Jucá. Ele disse ainda que os acidentes de motocicletas são mais graves e mais letais do que as ocorrências de carro porque, em moto, a proteção do condutor é basicamente o próprio corpo do condutor. “O motociclista cai direto no solo”, explica Lineu Jucá, que pesquisou o perfil das vítimas de acidente de motocicleta que dão entrada no IJF.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

CIDADE: Antonio Gabriel faz palestra para os funcionários da Mundi Fiat




O filho do radialista e animador Ivan Frota, Gabriel Frota, apenas de 11 anos, deu um show de conhecimento realizando uma palestra para os funcionários da Mundi Fiat, em Sobral, terça-feira, 02, na própria distribuidora, tendo a frente a proprietária Ineida Pontes, que ficou surpresa pela maneira da sua desenvoltura. 


Ele falou sobre a história da Fiat e também do lançamento do novo carro Palio 2014. Foi um sucesso! Após a palestra foi convidado pela Ineida para ser o mais novo mascote da Mundi Fiat. Ele está sendo considerado o mascote mais novo do Brasil.

EXPONORTE: Festival Gastronômico da Galinha Caipira - Pratos para ser degustado


Parte da programação da 51ª EXPONORTE, a Secretaria da Agricultura e Pecuária de Sobral promove o Festival Gastronômico da Galinha Caipira de 1 a 7 de julho. O Festival tem a participação de 10 restaurantes da cidade que se propõe a incluir um prato de galinha caipira como mais uma opção em seus cardápios.

Nesta quinta-feira, 4, será realizado o Festival no qual cada restaurante terá que preparar um prato para ser degustado. Serão premiados o primeiro, segundo e terceiro lugar. Ainda, dentro da programação do Festival, haverá formação de merendeiras das escolas municipais.

O objetivo do Festival é fortalecer o sistema de criação semi-intensiva da produção Familiar, dentro do Projeto de Avicultura Caipira desenvolvido pelo Município. O projeto já beneficiou 486 agricultores familiares a partir da implantação de 162 unidades produtivas que abatem 8100 aves por mês, representando 16.500 Kg de carne de galinha caipira comercializada.

O Festival foi iniciado com um curso ministrado pelo SENAC para formação de Chefs de Cozinha. 

PUBLICIDADE: Sindicato Calçadista de Sobral


REGIONAL: Apostador da Alcântaras acerta as dezenas da Lotofácil

Um apostador da cidade de Alcântaras, município cearense da região Norte do Estado,  acertou juntamente com outro apostador de Botucatu, interior de São Paulo, as 15 dezenas sorteadas na extração de número 926, da Lotofácil e vão dividir o prêmio de R$ 1,5 milhão. 

As dezenas sorteadas foram:

 01 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 19 21 24. 

Cada um vai levar para a casa R$ 878.225,88 .

A cidade amanheceu com uma curiosidade para tentar saber quem foi o grande sortudo, que até as primeiras horas desta quinta-feira, ainda permanecia no anonimato. O prêmio deverá ser sacado na Agência da Caixa Econômica Federal de Sobral, distante 24km daquele município.

Já 318 jogadores acertaram as 14 dezenas e ganharam R$ 1.699,52. 11.117 jogadores acertaram 13 números e ganharam R$ 12,50. E mais de um milhão de pessoas acertaram 11 números e levaram para casa os R$ 2,50 gastos no sorteio.

O próximo sorteio da Lotofácil, de número 927, será realizado na sexta-feira (05).

CIDADE: Prefeitura preparou uma programação especial

A Prefeitura de Sobral preparou uma grande festa para a comemoração de 240 anos de emancipação do Município, que começará na noite da quinta-fera, dia 4, com a apresentação, a partir das 21h, do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Dom Expedito, grande vencedora do carnaval deste ano.

Depois do Samba de Enredo, o público vai se divertir ao som da Banda Xé Pop, que subirá ao palco, montado no Boulevard do Arco de Nossa Senhora de Fátima, às 22h, para não deixar ninguém parado.

A festa seguirá até meia noite, quando o Prefeito Veveu Arruda, os secretários municipais, e o público presente, receberão a banda Aviões do Forró para acompanharem o show pirotécnico, e fazerem juntos a contagem regressiva do aniversário da cidade, que seguirá com a comemoração madrugada adentro.

O aniversário de 240 anos de Sobral terá segurança reforçada com cerca de 60 guardadas municipais, em vários pontos da festa, além do efetivo da Polícia Militar, e do apoio de seguranças. Ao todo, cerca de 300 homens estarão envolvidos com o esquema de segurança da festa.

Os detalhes de segurança foram acertados durante o encontro do Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), realizado no dia 25 de junho, quando secretários municipais, representantes do Instituto ECOA, da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal e Estadual, além da Coordenadoria de Trânsito e Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMMA) definiram ações de participação conjunta durante o evento, que contará, ainda, com apoio da Vigilância Sanitária, Secretaria da Saúde e outros parceiros, como o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Programação do Aniversário de 240 Anos de Sobral


03/07 – (Quarta-feira) 
19h – Homenagem da Academia Sobralense de Letras ao Aniversário de 240 
anos de Sobral.
20h – 51ª Exponorte com Show do Waldonys

04/07 (Quinta-feira)
19h – Solenidade de abertura oficial da 51ª Exponorte – Parque de Exposições
22h - Aniversário 240 anos de Sobral – Show com Banda Xé Pop – Boulevard do Arco. 
23h - Show Pirotécnico e Show com Aviões do Forró – Boulevard do Arco.

05/07 (Sexta-feira)
6h30 - Corrida do Aniversário dos 240 anos de Sobral 
17h – Missa do Aniversário dos 240 anos de Sobral – Igreja do Rosário
19h – Passeio Ciclístico Aniversário dos 240 anos de Sobral 
20h – 51ª Exponorte

06/07 (Sábado) 
13h às 17h – Grande Prêmio Cidade de Sobral (Turfe) – Derby Club Sobralense
19h – 51ª Exponorte 

07/07 (Domingo)
10h – Encerramento da 51ª Exponorte

POLÍCIA: Homem é preso após tentar subornar policiais da PRF

Policiais Rodoviários Federais do Posto de Sobral, efetuaram na tarde de quarta-feira, 3, por volta das 16h30, a prisão de homem que conduzia um veiculo sem permissão para dirigir. De acordo com as informações, o condutor do veículo, Fiat Pálio, cor azul, placas HVM-4292, da cidade de Frecheirinha, viajava em direção a cidade de Sobral, quando foi feita a abordagem. 

Segundo o agente L. Furtado, ao pedir a CNH, o motorista perguntou se não tinha como resolver o problema ali mesmo, então o agente da PRF disse que era só chamar uma pessoas habilitada para levar o veículo. Numa tentativa, de continuar dirigindo o veículo, ofereceu aos agentes a quantia de R$ 50,00, onde o policiais deram voz de prisão e encaminhando o motorista para o Posto da PRF, onde recebeu voz de prisão e em seguida foi levado para Delegacia e atuado por tentava de suborno.





 .

quarta-feira, 3 de julho de 2013

NOTA: Direito de resposta

Caro Wilson Gomes, se possível gostaria que publicasse em seu blog,

 À pessoa reportada pela vereadora é a minha pessoa, no entanto o comportamento da vereadora se justifica devido a minha proximidade com vereador Itamar Ribeiro e sempre causou uma espécie de ciúmes por parte da vereadora...faço cirurgias diárias em todos os pacientes independente de raça, classe e cor. A título de informações operei várias pessoas da família da nobre vereadora inclusive sua sogra mãe do Sr. Neto. Se a vereadora tem provas do que está falando, que as apresente.

 Obrigado pelo espaço


 Enviado via iPhone

 João Marcelo D. Solon, DDS
 Cirurgia Maxilofacial
 Membro CBCTBMF

CIDADE: UVA é condenada pela Justiça e vai ter que pagar R$ 24 mil

A Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) foi condenada a pagar indenização de R$ 24 mil por negar diploma de conclusão de curso para oito alunos. A decisão é da 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). Segundo os autos, os estudantes foram impedidos de receber o certificado do curso de Pedagogia, concluído em 2008, no Município de Cascavel. Eles estavam inadimplentes com a instituição de ensino superior. Por conta disso, eles ingressaram com ação na Justiça. Alegaram que estavam impossibilitados de exercer a função de professor, porque tinham apenas declarações de conclusão do curso. Na contestação, a UVA defendeu que os estudantes não receberam o diploma por não terem completado a carga horária necessária. Disse, ainda, que não tem obrigação de expedir diploma se os alunos estiverem com pendências acadêmicas. 

Em dezembro de 2011, o juiz Rommel Moreira Conrado, da Comarca de Cascavel, reconheceu que os alunos comprovaram a regular conclusão do curso e desconsiderou o argumento da instituição, que não provou as pendências acadêmicas alegadas. O magistrado determinou a emissão dos diplomas e ordenou o pagamento de indenização moral no valor de R$ 5 mil para cada um dos requerentes. Objetivando modificar a decisão, a universidade interpôs recurso no TJCE, pedindo improcedência da ação. Alegou que agiu no pleno exercício de seu direito. 

Ao analisar o caso nessa terça-feira (24/6), a 3ª Câmara Cível deu parcial provimento ao recurso, reduzindo a indenização para R$ 3 mil. O relator do processo, desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes, considerou os “princípios constitucionais da proporcionalidade e da razoabilidade”. O magistrado destacou que “a retenção de diploma de conclusão de curso pela instituição de ensino, em razão de eventual inadimplência do aluno é medida ilegal e arbitrária, uma vez que a instituição credora possui meios legítimos e próprios para efetivar a cobrança do valor devido”. Ressaltou ainda que “restaram comprovados o interesse dos autores em receberem os seus diplomas de conclusão de curso e a negativa da instituição de ensino em comento em fornecê-los, com o claro propósito de lhes obrigar a quitar seus débitos junto àquela entidade educacional”.

CURTA: Faça seu recadastramento biométrico no Fórum de Sobral

O Fórum Eleitoral de Sobral realizará até o dia 13 de dezembro o recadastramento biométrico dos eleitores dos municípios de Sobral, Alcântaras e Forquilha. Para agilizar o atendimento, os eleitores podem agendar o serviço através do telefone 148, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Para atender aos eleitores, o TRE disponibilizou 31 kits biométricos, compostos de um notebook, câmera fotográfica e leitor de digitais. Dez servidores e quarenta estagiários atendem das 8 às 14 horas, no Fórum Eleitoral, que fica na avenida Dr. Guarany, 230, bairro Betânia.

CIDADE: Show do Ivan Frota “a voz do Becco” comemorará os 240 anos da cidade de Sobral no Becco


No próximo dia 06, às 9h No Becco do Cotovelo, o corredor nacional da democracia - no programa Show do Ivan Frota estará  celebrando com todos os sobralenses os 240 anos de emancipação política de Sobral. 

O programa estará recheado de atrações: O lançamento do livro “Na Boca do Becco”, dos escritores César Barreto Lima e Marcelo Barreto Alves; entrega da comenda “Jornalista e Escritor Lustosa da Costa”(In memoriam) aos seguintes homenageados: Deputado Federal, Padre José Linhares; Ministro dos Portos, Leônidas Cristino; e o prefeito do Becco, Expedito Vasconcelos. A programação será animada pela cantora Rosinha do Acordeom. 

Você é o nosso convidado especial. Venha e participe!

POLÍTICA: Lei da Ficha Limpa pioneira em Sobral chega ao Senado Federal


Marco Prado criou a lei no município de Sobral
O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (2) proposta de emenda à Constituição (PEC) que estende as regras da Lei da Ficha Limpa para o serviço público. A lei da Ficha Limpa para o servidor público foi pioneiro em Sobral, quando a Câmara de Vereadores aprovou em 2011, a "Lei Ficha Limpa Municipal", de autoria do ex-vereador Marco Prado. Com aprovação no âmbito municipal a lei tem como objetivo coibir a nomeação de pessoas não idôneas para cargos públicos no município e a contratação de empresas envolvidas em corrupção.

No âmbito Nacional A proposta da Lei da Ficha Limpa impede que brasileiros e estrangeiros em situação de inelegibilidade sejam nomeados para cargo público efetivo (preenchido por concurso) ou exerçam cargo em comissão e função de confiança (ocupado por indicação).Para entrar em vigor, a proposta ainda precisa passar por outras duas votações na Câmara dos Deputados.

A Lei da Ficha Limpa, de 2010, considera inelegíveis aqueles que tenham sido condenados em decisão colegiada da Justiça, mesmo que o processo não tenha transitado em julgado (sem possibilidade de recursos). Com a PEC, a mesma norma passa a valer para quem foi aprovado em concurso público e como requisito para quem vai ocupar cargo comissionado ou função de confiança em órgão público da administração pública direta e indireta, em qualquer poder da União, dos estados, municípios ou do Distrito Federal.  

Marco Prado que disputou as eleições municipais de 2012, ao cargo de prefeito, quando vereador criou entre outras leis, a da Carga e Descarga; do remédio em casa; da Ouvidoria Municipal; e da proibição da intervenção das ruas do centro da cidade, por obras de saneamento básico e de infraestrutura. Serviço que somente deveria ser feito no horário noturno ou finais de semana.

CIDADE: Ex-funcionário do IVA irá denunciar a instituição na Justiça

O ex-funcionário do Instituto Vale do Acaraú (IVA), que denunciou na Delegacia de Polícia Civil de Sobral, que foi agredido dentro da instituição, está movendo uma ação judicial contra a instituição e alguns de seus diretores, entre eles o deputado estadual Teodoro Soares, que se identifica como sendo um dos responsáveis pela contratação do ex-funcionário, para investigar se existia algum tipo de irregularidade dentro do IVA. 

A denúncia deverá ser encaminhada ao Fórum Doutor José Sabóia na próxima semana. O IVA também deverá ser acionado pela justiça da Capital cearense por outra ação promovida pelo agressor.

REGIONAL: PMDB fará encontro regional em Varjota no próximo sábado




A Cidade de Varjota vai ser sede de um Encontro Regional do PMDB do Ceará, no sábado, dia 06 de julho, às 09h, no Centreventos.

O evento, que é realizado pela direção estadual do partido, terá e presença de deputados, prefeitos, vereadores da região e ainda do político cearense mais influente a nível nacional, na atualidade, Senador Eunício Oliveira.

O PMDB do Ceará vem realizando estes encontros regionais já há um bom tempo tempo, geralmente em cidade maiores do estado, onde recebe representantes de municípios menores.

O motivo de Varjota sediar este evento, mesmo sendo sendo uma cidade de menos de 18 mil habitantes seriam três: o prestígio da prefeita Rosa Cândida junto ao partido a nível estadual, a gestão da Prefeita que é considerada pelo partido como de excelente qualidade e a grande quantidade de representantes do município que são do PMDB, pois a prefeita, a vice e 9 dos 11 vereadores, além de outras importantes lideranças são do partido.

Peemedebistas das cidades de Forquilha, Groaíras, Massapê, Santana do Acaraú, Alcântaras, Meruoca, Cariré, Reriutaba, Mucambo, Pacujá, Graça, Martinópole, Frecheirinha e outas da região estarão em Varjota, no dia 06/07, para prestigiarem especialmente o pronunciamento de Eunício Oliveira, que geralmente faz uma prestação de contas das ações de seu mandato de Senador da República pelo Ceará. (Com informações do 
http://www.varjotanoticias.com/)

CIDADE: Atrações musicais animam a primeira noite da Exponorte 2013

As atrações musicais começam a animar a primeira noite da Exponorte - 2013. As atrações para noite desta quarte-feira, 3, são: Valdonis, Sertanois, e Negão do Norte. O palco está montado ao lado do primeiro portal principal do Parque de Exposições João Passos Dias, na estrada que dá acesso a cidade de Massapê. 

Para quem vai ao show é bom levar um quilo de alimento, não perecível ou uma garrafa de um litro de água mineral. A solenidade de abertura acontece às 19h de quinta-feira e contará com a presença do secretário Nelson Martins.

CIDADE: Arruda Bastos esteve em Sobral e promete apurar morte de adolescente

O Secretário de Saúde do Estado Arruda Bastos esteve em Sobral na tarde de terça-feira. Veio acompanhar de perto, o caso do adolescente que morreu por conta da demora no atendimento hospitalar. Esteve no Paço Municipal onde conversou demoradamente com o prefeito Veveu Arruda e prometeu agilizar o atendimento no maior hospital público do Ceará. Arruda Bastos reconhece a falta de médico no Hospital Regional Norte.

POLÍTICA: Médico ligado a vereador em Sobral só atende se disser que votou no Itamar


Fransquinha fez as denúncias na tribuna

A vereadora Fransquinha do Torto estreou na Tribuna da Câmara Municipal, nesta terça-feira, 2 e levou consigo os problemas encontrados na localidade do Torto, distrito que a vereadora teve expressiva votação. Mas o que moveu uma série de debate foi quando a vereadora levantou a informação de que um médico-odontólogo, que presta serviço no Centro de Especialidade Odontológica (CEO), escolhe quais os pacientes que tem que atender, e, uma das perguntas primordial se refere em quem o paciente votou na última eleição para vereador. "Se responder que votou no senhor presidente Itamar, a atendimento acontece, caso contrário não tem atendimento", disse a vereadora na tribuna.

Em defesa o vereador presidente Itamar Ribeiro disse que não adota este tipo de política, após as eleições e se alguém faz em seu nome desconhece. A vereadora Francisquinha do Torto afirmou que não se trata de um caso isolado e que tem como provar que pelo menos quatro pessoas foram vítimas desse tipo de pergunta. O médico que a vereadora se referiu namora uma filha do vereador Itamar Ribeiro. Então está explicado!

terça-feira, 2 de julho de 2013

CIDADE: ExpoNorte será aberto nesta quinta-feira 4

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, e a Associação dos Criadores da Zona Norte do Estado do Ceará,  têm a honra de convidar para a solenidade de abertura oficial da EXPONORTE 2013. O evento contará com a presença do Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins.

Dia: 04 de julho de 2013
Horário: 19 horas
Local: Parque de Exposições João Passos Dias - Sobral/CE

PUBLICIDADE: Os ganhadores do Mastruz da Sorte

Os organizadores do Mastruz da Sorte - seu título de capitalização, divulga a relação dos ganhadores da extração  de número 10, ocorrida no dia 30 de junho. Confira aqui.

NACIONAL: Narrador Galvão Bueno vai para o primeiro lugar



No Top Five do CQC desta semana uma entrevista feita nos estúdios da TV Verdes Mares - Cariri, ocupou o segundo o lugar. Assista o vídeo e saiba porque. Garanto que você vai morrer de rir, com esse quadro. O ganhador foi Galvão que é chamado pelos torcedores de..., assista!

As tirinhas do Blog Wilson Gomes

1- O vereador Sílvio Ávila, do PV, deverá pedir ao Chefe de Gabinete, Luciano Arruda o afastamento das funções de comunicador da Rádio Tupinambá, o blogueiro Armando Costa. Disse isso na calçada da CM.

2- O vereador do PP, Chico Jóia, foi a tribuna e detonou o profissional do setor de segurança José Ricardo "Maninho", por ter lhe destratado num evento promovido pela prefeitura. Barrou familiares do vereador.

3- Bastante comentado a festa de encerramento da Copa Amigos da Bola, acontecida na tarde de sábado no estádio do Junco. Premiação de primeira e a certeza de que no próximo ano será bem maior.

CIDADE: Cursos para bolsistas no Sindicato calçadista de Sobral

O Sindicato Calçadista de Sobral, está oferecendo oportunidade para bolsistas nos cursos de informática, e abre inscrição para: Operador Básico Avançado; AutoCad; Operador Gráfico; Excel Avançado, entre outros. 

Os cursos acontecerão no Centro de Treinamento e Capacitação do Sindicato Calçadista, situado no anexo da sede do sindicato, na Avenida Humberto Lopes, 350, ao lado do Colégio Cirão. 

As inscrições se encerram neste dia 4. aproveite e garanta a sua vaga.

Vereador Adaldécio Linhares vai sugerir a compra de ambulância

O vereador do PSB, Adaldécio Linhares, vai pedir ao prefeito Veveu Arruda que adquira pelo menos duas ambulância para ficar a disposição de pacientes que precisem ser levados de um hospital para outro, após chegar as unidades hospitalares. 

O vereador disse que muitas das vezes são pessoas carentes, ou que não estão preparadas para lidar com qualquer tipo de doenças e precisam de auxílio. Para que seu pedido tenha efeito legalizado, irá apresentar requerimento, sugerindo a compra dos carros tipo ambulância para ficar a serviço da saúde do município. "Muita das vezes são pacientes que vem da zona rural, transportadas de ambulância e ao chegar no hospital, precisam ir de um hospital para outro e a ambulância do distrito tem que voltar, deixando familiares a depender de veículo de aluguel", disse Adaldécio Linhares.

CRISE: A saúde está despencando em Sobral

O serviço de saúde do mais importante município da região norte do Estado, Sobral, despencou, durante a tribuna do vereador Gegê Romão (PRB), na sessão de segunda-feira, 1º. O vereador, que é da base aliada, do prefeito Veveu Arruda, mostrou através de um discurso comovente e da exibição de um documentário o sofrimento e a peregrinação de uma mãe que percorreu os hospitais da cidade na tentativa de salvar o filho da morte, um adolescente de 15 anos de idade. Caso registrado no dia 4 de junho, após a criança chegar em casa vindo colégio reclamando está com febre e com dor de cabeça.

O sofrimento começa na porta do maior hospital do Ceará, Hospital Regional Norte (HRN), que fica a poucos metros da casa da mãe desesperada, que não atendeu a criança, porque naquele dia não tinha nenhum médico de plantão. Naquele dia o HRN tinha se transformado num 'elefante branco' e a mãe resolve voltar pra casa. 

No dia seguinte, a criança continua bastante doente e de volta ao HRN, mas uma vez não encontra médico de plantão, o que acaba revoltando ainda mais a mãe desesperada. No terceiro dia, numa sexta-feira, pela manhã, a mãe resolve levar Davi Marques ao Centro de Saúde do bairro Terrenos Novos, e lá foi atendida pelo médico - doutor Silvestre, que encaminhou o paciente para o Hemocentro sem revelar o tipo da doença e que deveria fazer isto somente, na segunda-feira, alegando que as plaquetas estaria muito baixa. 

A cada hora que se passava aumentava o sofrimento da criança e da mãe, que queria ver o filho internado e não encontrava hospital na cidade.

Naquele mesmo dia no final da tarde, a mãe volta com a criança ao HRN, e lá colocaram uma pulseira no seu braço e pediu para aguardar atendimento. Somente por volta das 23h, sem sofrer qualquer tipo de atendimento a mãe volta pra casa. 

Domingo, dia 9, por volta 15h, a criança apresenta uma hemorragia e foi levada às pressas para um hospital particular e lá após ser atendido, os médicos orientaram que a criança precisava de atendimento de urgência no HRN, e lá, mais uma vez foi negado De lá na garupa de motocicleta a mãe levou Davi Marques para a Unidade Mista do bairro Sinhá Saboia, que também não teve como oferecer atendimento à criança devido a estrutura hospitalar incapaz de prestar socorro, na situação em que se encontrava a criança. 

Em busca de atendimento para salvá-lo, a mãe leva o filho na garupa da motocicleta, corta toda a cidade até chegar a porta de emergência da Santa Casa de Misericórdia da cidade, que também negou atendimento ao paciente Davi Marques. Mas após muita insistência a criança foi internada, passou por uma cirurgia e horas mais tarde acabou morrendo. 

A morte de Davi Marques foi bastante questionada na Câmara de Sobral pelos vereadores. Veja o que disse alguns deles.

Gilmar Bastos: - "Temos que mudar essa realidade. Não pudemos esconder nem fugir disso. Temos que encarar de frente e buscar soluções antes que outras vidas sejam perdidas (...)".

Cristianne Coelho: - "Vendo o vídeo eu me coloco no lugar daquela mãe. Isto me causa revolta e muita tristeza realmente. E sugiro a família que peça exumação do corpo para saber a cause mortis (...)".

Fredim: - "Quando o prefeito Veveu esteve aqui eu o indaguei sobre os gastos com o avião UTI, que a secretária de saúde faz todo mês, e os gastos chegam a quase R$ 10 milhões por ano. Com ambulância os gastos gira em torno de R$ 7 mil por viagem e não tem uma ambulância sequer para transportar um doente de um hospital para outro e nem médico na cidade (...)".

 

segunda-feira, 1 de julho de 2013

CURTAS: Emídio Silva assume nova função

O ex-vereador petista Emídio Silva, assume nesta segunda-feira, 1º, nova função na administração do prefeito Veveu Arruda. Emídio que até no mês próximo passado era diretor de escola pública, vai para uma função na Chefia de Gabinete. Ocupará cargo que coloca frente-a-frente com o mano do prefeito, Luciano Arruda.


x.x.x

A Câmara Municipal se reúne nesta segunda-feira, para mas uma sessão ordinária. Na pauta desta primeira reunião do mês não entra o projeto da Mesa Diretora, que modifica diárias e gratificações. O projeto original sofreu modificações, uma delas que os carros disponíveis aos membros da Mesa, sejam recolhidos aos finais de semana.


x.x.x

O prefeito Veveu Arruda, apresentou nesta manhã durante o programa "Café com o Prefeito Veveu", as modificações que estão acontecendo nas principais vias de acesso aos bairros da cidade. Veveu Arruda informando que a prefeitura já trabalha no projeto de reforma da Praça da Várzea, Centro da Cidade. Um novo projeto de limpeza pública está sendo elaborado pela equipe de sua administração.

REGIONAL: Vereadores de Santana do Acaraú se reúne e população prestigia




A Câmara de Vereadores de Santana do Acaraú estive reunida na manhã de sábado para mais uma reunião ordinária, a última do primeiro semestre legislativo, que tem como presidente Edinardo Uchôa. Na abertura da sessão o presidente colocou em votação as atas das últimas duas sessões realizadas pela Casa Legislativa, que foram aprovadas pela maioria dos vereadores presentes.

O presidente Edinardo Uchôa, também colocou em votação requerimentos de autoria do vereador e secretário da CM, David Arcanjo, em que autoriza o Chefe do Executivo a conceder reajuste de 15% aos servidores da saúde do Município. O reajuste atinge o pessoal de endemias, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Também foi autorizado reajuste 15% aos funcionários públicos que ocupam cargo de secretários escolares, que estão com seus vencimentos defasados há mais de seis anos.


Durante a discussão dos requerimentos, uma funcionária da saúde, foi a Tribuna agradecer aos vereadores que decidiram votar a favor dos reajustes. Ela lembrou que tem funcionário que recebe uma gratificação de R$ 2,14, para acompanhar um doente durante a noite, o que considerou como um absurdo. O presidente Edinardo Uchôa, lembrou o reajuste beneficiará também quem trabalha nessa função.


REGIONAL: Agentes de saúde de Santana do Acaraú vão ter reajustes



O prefeito de Santana do Acaraú Heldinha Arcanjo e o deputado João Ananias, ao lado do ex-prefeito Totonho e secretários municipais, participaram na manhã de sábado, 29, de mais uma reunião do Conselhão Comunitário. Durante toda manhã a população teve oportunidade de discutir e cobrar dos gestores municipais melhorias para suas comunidades.

Ao final, o prefeito Heldinha Arcanjo falou sobre da situação do município lembrando que a situação a bem diferente do início de sua  administração em que a cidade se encontrava com sete casos de inadimplências, e agora apenas um caso está em pendências, devendo ser resolvido por toda esta semana. No mesmo discurso, o prefeito lembrou a situação da escola da localidade de Paus Brancos que precisa urgentemente de reformas, mas que vai ter que ser adiada por conta da empresa que ganhou, não atender as exigências da Prefeitura de Santana do Acaraú. “Vamos republicar o edital para ver se aparece outra empresa que possa realizar as reformas, pois não aceitamos mais os alunos estarem estudando num prédio alugado e sem as mínimas condições de uso”, disse o prefeito Heldinha.

O prefeito informou que enviou mensagem à Câmara de Vereadores onde solicita reajuste de alguns servidores lotados na Secretaria de Saúde. “Os agentes de saúde, recebem de R$ 348,00 de gratificação e estamos pedindo aos vereadores que autorizem o reajuste desse valor para R$ 398,00. É um pedido de urgência com data retroativa a 1º de junho”, lembrou o prefeito de Santana do Acaraú.




domingo, 30 de junho de 2013

POLÍCIA: Bandido que participou do crime está sendo procurado


A polícia da região Norte do Estado do Ceará, está a procura do segundo bandido que participou da tentativa de assalto com culminou com a morte de um policial militar e deixou ferido um subtenente da mesma corporal. A PM acredita que o segundo elemento seria Rodrigues Lopes, que é natural da cidade de Irauçuba. Segundo informações Rodrigues é tido como um elemento da mais alta periculosidade e, inclusive concluiu recentemente curso de vigilante. Rodrigues teria saindo ferido no confronto em que seu comparsa foi morto.

As tirinhas do Blog Wilson Gomes

1- Um capotamento de veículo foi registrado pela polícia na descida da Serra da Meruoca, proximidades de Zé Leiteiro, na tarde de domingo. Não há informação sobre vítimas.

2- Uma pessoa que caminhava as margens direita do Rio Acaraú, teve documentos, celular e passagem de viagem roubados. A PM está a procura do elemento.

3- Um crime de morte foi registrado na cidade de Senador Sá. Um jovem de 20 anos que morava em Uruoca foi morto a golpes de faca.

CIDADE: Corpo de PM está sendo velado em Sobral

O corpo do Policial do Policiamento Comunitário Ronda do Quarteirão já está sendo velado na sua residência que fica situado na Rua João XXII, bairro Alto do Cristo. O sepultamento do PM Isaias Pedro Nascimento, acontecerá na tarde desta segunda-feira, por volta das 15h num cemitério da cidade. Isaias foi assassinado na noite de sábado, na cidade de Irauçuba após sofrer uma tentativa de assalto. O policial viajava ao lado do companheiro de farda F. Santos que também foi alvejado e se encontra hospitalizado.

CIDADE: O retorno dos jovens que participaram da Copa das Confederações



O jovem estudante universitário Saymon Lukas, que atuou como voluntário na Copa das Confederações está de volta a Sobral. Depois de 10 dias de dedicação aos torcedores que foram ao Estádio Arena Castelão, para ver os jogos de cada seleção, o cratense radicado em Sobral, volta trazendo na bagagem experiência de ter convivido com pessoas de outros países. 

Agora ele só pensa na Copa do Mundo, onde aguarda ser convocado novamente pela FIFA, para autuar como voluntário. Saymon Lukas é filho do casal Wilson Gomes e Gilca de Castro.


CIDADE: Família mantém a tradição a acende a maior fogueira em Sobral





A família de Zé Leiteiro na subida da Serra da Meruoca, mantém a tradição das noites de São Pedro e acende a maior fogueira da região Norte do estado. Na noite de sábado, 29, um fogueirão de quase metros de altura foi aceso para clarear o terreiro que mais tarde seria transformado num grande salão de dança de forró. 

Idealizado pelo patriarca da família, há quase 10 anos, que faleceu este ano, filhos e netos tendo a frente Francisco Albuquerque, mais conhecido como “Negão”, montou ao lado da casa grande às margens da rodovia que liga Sobral a Meruoca, a fogueira com mais de seis metros de altura que foi acesa por volta das 18h. 


Enquanto o fogo consumia as lasca de lenhas, o povo chegava de todos os lugares para prestigiar mais uma noitada típica dos nordestinos, a festa de São Pedro. Para recepcionar os visitantes, barracas com comidas típicas e bebidas, e um grupo de forrozeiro que tocou quase a noite toda.

POLICIAL: PM identifica bandido morto na troca de tiros


Tarcílio Mesquita dos Santos, morreu no confronto (Foto: Francisco Firmino)
A polícia já identificou o bandido morto no confronto com policiais militares que escoltava um carro que fazia transporte de valores de uma loteria da cidade de Irauçuba, e que culminou com a morte de um policial do Ronda do Quarteirão de Sobral e lesionou um Subtenente da PM do CE.

Tarcílio Mesquita dos Santos, 21 anos, foi morto com pelo menos seis tiros de pistola, e que o mesmo era morador do distrito de Coité, Município de Irauçuba.

O crime aconteceu por volta de 20h quando dois homens fortemente armados tentaram assaltar o veículo do Mastruz da Sorte. Segundo informações extraoficiais o carro da empresa de premiação vinha pegar o dinheiro da venda de cartelas em Irauçuba. Nele vinha policiais militares que faziam a escolta.


Na entrada da cidade nas imediações da localidade conhecida como "grupão" os motoqueiros abordaram o carro para assaltá-lo. No momento da ação houve intensa troca de tiros entre os assaltantes e os policiais que vinham no carro. O resultado do tiroteio foi que um dos bandidos tombou sem vida e o PM Izaias Nascimento também morreu. O segundo policial Subtenente F. Santos, também foi alvejado, passou por cirurgia e está internado na Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Já o bandido ferido no confronto está desaparecido.

Uma moto que os bandidos pilotavam encontra-se aprendida, além de uma pistola e um revólver com as munições deflagradas.


Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...