sábado, 27 de abril de 2013

Icasa negocia com dois jogadores que defenderam o Ceará

Atacante Ederson
(Fabiano Rodrigues)Em meio às disputas do Campeonato Cearense, a diretoria do Icasa segue correndo atrás de reforços para o Campeonato Brasileiro Série B. Exatamente a um mês da estréia na competição nacional, o Verdão do Cariri já confirmou quatro novos jogadores. O volante Da Silva e o lateral esquerdo Carlinhos, que estavam emprestados ao Atlético Sorocaba, se apresentam na próxima semana. O volante Carlos, ex-Atlético/GO, já assinou contrato e o lateral direito Tiago Granja finalmente conseguiu sua liberação junto ao Campinense.
Dentre as negociações, dois jogadores que jogaram no Ceará podem ser anunciados nos próximos dias. O zagueiro Cleber e o atacante Ederson mantêm conversas adiantadas com os dirigentes alviverdes. O defensor ainda pertence ao alvinegro e estava emprestado ao Ituano, durante o Campeonato Paulista. Por sua vez, Ederson foi oferecido, pois não consegue se firmar no Atlético Paranaense.
Outro reforço dado como certo é o lateral direito Valdir. O jogador chegou a acertar com o Oeste, mas sequer atuou pelo clube paulista. “Assinei muito mais porque precisava de um clube, por conta de uma questão jurídica”, afirmou o ex-Duque de Caxias/RJ.
O sonho de consumo da diretoria do Icasa é meia Roger Gaúcho, mas as negociações estão bem complicadas. O jogador, que tem se destacado no Mogi Mirim, havia recebido proposta salarial do Verdão e ficou de responder aos dirigentes nesta semana. No entanto, uma proposta do América Mineiro pode desviar a rota do meia.

Senador Eunício Oliveira está em campanha

(Roberto Moreira) - O senador Eunício Oliveira, líder do PMDB no Senado, evita o tema candidatura. Prefere afirmar que o processo deve ser debatido em 2014, mas não pode evitar manifestações. Eunício, que é parceiro de Cid Gomes e demonstrou esta semana, mantendo com o peso do seu partido no congresso através de três emendas a política de incentivo fiscal e de ICMS diferenciado, concorda que Cid deve apontar caminhos e liderar sua sucessão dentro do projeto. O seminário de Russas deve reunir mais de duas mil pessoas. É campanha!

NOVIDADE: Sobral inaugura seu primeiro shopping dia 2 de maio

O North Shopping Sobral será inaugurado no dia 2 de maio, com evento exclusivo para lojistas, imprensa e autoridades estaduais e municipais, às 19h, nas instalações do empreendimento. O shopping estará aberto ao público no dia 3 a partir das 10h. O local, que conta com cinco lojas-âncora, três megalojas e 133 lojas-satélite traz à cidade novas lojas, como Marisa e Riachuelo, e novidades na área de entretenimento, como primeiro boliche da cidade.

Além disso, há um destaque para o complexo de cinemas com cinco salas, sendo uma 3D; boliche, praça de alimentação e áreas de games e infantil. O local possui ainda 771 vagas rotativas para estacionamento; quatro elevadores e quatro escadas rolantes. Com ABL (Área Bruta Locável) de 18.244,41m², o North Shopping Sobral faz parte do empreendimento que conta ainda com uma torre comercial e um hotel, para atender à população flutuante de 10 mil pessoas que passa pela cidade.

Com informações do DN.

CURTAS: Jovem é ferido a bala após tentativa de roubo no Jaibaras

A Violência em Sobral. Pai e filho foram vítimas de assaltos na noite de sexta-feira, na estrada que liga Setor 1 ao distrito de Jaibaras. De acordo com testemunhas, os bandidos abordaram pai e filho quando se dirigiam para a escola, pilotando uma motocicleta. Na tentativa do roubo o bandido efetuou disparo de arma que acabou atingindo o jovem rapaz. Ferido o rapaz foi levado para a Santa Casa de Misericórdia onde permanece internado. A PM esteve no local onde aconteceu o crime. A ocorrência foi registrada por volta das 20h.

DENGUE: No Ceará cresce o número de mortes

(Diário do Nordeste) - Após cinco epidemias de dengue no Ceará, a tensão cresce a cada novo caso que surge. Ontem, três novos óbitos foram confirmados pelo monitoramento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), somando quatro só neste ano. Fica um alerta: o índice de letalidade cresce, então, em 40%. Fortaleza soma, até dia 21, 774 casos - do tipo clássico - confirmados e duas mortes por complicação.

No Interior, a situação se agrava. Óbitos hemorrágicos foram registrados em Iguatu e Caucaia. Assim, o Ceará soma 2.711 casos confirmados (903 no período de uma semana), cinco com hemorragia e oito por complicação. O boletim confirma a predominância da circulação do vírus Den-IV e aponta a crescente incidência, de 21 para 31.

Em Fortaleza, a infestação seguia em crescente, apesar de ter se estabilizado neste mês: 70 casos em abril, 204 em março, 257 em fevereiro e 243 em janeiro.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

As tirinhas da imprensa sobralense

 1- Para o radialista Magela Galvão, um evento bastante divulgado não precisa enviar convite para as autoridades, pois o convite já é feito pelos programas de rádio.

2- A coordenação de imprensa do Prefeito Veveu Arruda, está muito distante dos profissionais de rádio que cobrem os eventos. As inaugurações estão acontecendo e não há comunicação. "Quem não se comunica se trumbica".

3- O programa Ivan Frota no Beco - terá uma edição especial neste sábado, 27. Vai para o Praça do Teatro São João, onde na oportunidade, vai comemorar o Dia do trabalhador.

DO AMIGO: Votos de parabéns ao Chefe de Gabinete

Nesta sexta-feira (26) está aniversariando um amigo que tenho acompanhado nos últimos meses o seu trabalho diário e vida particular. Com uma personalidade forte, mas sempre com o interesse de agregar os sobralenses, em prol de nossa terra, o advogado Luciano Arruda, Chefe de Gabinete do Prefeito Veveu Arruda merece o reconhecimento, pela forma que trata a gestão, o povo, correligionários e amigos. Na minha já experiente vida encontrei no meio político, não só um fiel amigo, mas um cidadão que o trato em sua casa, com a esposa Claudine Aguiar e o filho João Aguiar Arruda, é representado da mesma forma com os amigos. Isso é o reflexo de uma personalidade única, que faz o amigo ser merecedor de todas homenagens nesse 26 de abril.

Votos de Saúde Paz!! Parabéns!!
Nazion Albuqerque e Família

Ministérios discutem o escoamento da safra

(Jornal Agora) - O ministro dos Portos, Leônidas Cristino, recebeu o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Andrade, para alinhar as ações de curto, médio e longo prazo que estão sendo adotadas pelo Governo Federal para o escoamento da safra de grãos. Na ocasião, foi assinada uma portaria que constitui um Grupo de Trabalho (GT) para acompanhar e dar celeridade às ações previstas. 

FOTO FÁBIO DUTRA/JORNAL AGORA
O grupo se reunirá na próxima semana para analisar o cenário atual de superprodução agrícola e suas perspectivas, identificar e levantar estudos para definir melhores práticas utilizadas no País e no exterior para identificar os gargalos a serem solucionados. Também para monitorar a movimentação de grãos; propor um plano de ação para orientar a iniciativa pública e privada na priorização dos investimentos; identificar, relacionar e viabilizar as potenciais fontes de recursos para o desenvolvimento das ações propostas.
De acordo com dados do Mapa, em 2011/2012, o País produziu 166 milhões de toneladas de grãos com a expectativa de ultrapassar os 184 milhões de toneladas em 2013. "Por isso, a importância do desenvolvimento de ações conjuntas entre portos, transportes e agricultura", disse o ministro dos Portos.
Medidas adotadas
Cristino apresentou ainda algumas das medidas que estão sendo adotadas em portos como o de Santos, Paranaguá, São Francisco do Sul e Rio Grande. Dentre elas, a integração dos órgãos de trânsito estaduais e municipais nos corredores de acesso aos portos, implementação do plano de comunicação ao transportador e a implementação de novos pátios reguladores de tráfego.
O grupo é composto por dois representantes da Secretaria de Portos, Ministérios da Agricultura e dos Transportes, Empresa de Planejamento e Logística S. A., Agência Nacional dos Transportes Terrestres, Agência Nacional de Transportes Aquaviários e da Confederação Nacional do Transporte.
Além disso, a Secretaria de Portos instituiu o "Programa Porto 24h" nos portos de Santos, Rio de Janeiro e Vitória. O Porto 24h faz parte do Sistema de Inteligência Logística, desenvolvido para desburocratizar o sistema portuário. Com a implantação, as equipes de fiscalização estarão de forma integrada eletronicamente, em plantão durante sete dias na semana e 24 horas por dia para liberação de cargas, embarcações e veículos nos portos. Segundo cronograma os portos de Suape, Paranaguá, Rio Grande, Itajaí e Fortaleza irão aderir ao projeto no dia 6 de maio.

ESPORTE: Quem vai ocupar a última vaga do quadrangular

 O Campeonato Cearense chega a sua última rodada da segunda fase com três equipes garantidas no quadrangular (Icasa, Ceará e Fortaleza) e outras três ( Horizonte, Guarany e Tiradentes) brigando pela última vaga. 

A situação mais difícil e a do Guarany de Sobral que terá que vencer o Ceará e torcer por um tropeço do Horizonte, diante do Tiradentes. O time da Região Metropolitana joga pelo simples empate, e troce neste caso para que aconteça o mesmo no jogo entre Guarany e Ceará. Uma vitória do Guarany obrigaria o time do Horizonte vencer o Tiradentes. O Guarany de Sobral no confronto com Tiradentes é mais direto: Uma simples vitória do Guarany em cima do Ceará e uma vitória do Tiradentes por qualquer placar dará a vaga ao Guarany, que chegará 22 pontos, mesma pontuação do time da PM, mas tem uma vitória a mais. A situação é idêntica, caso aconteça um empate entre ambos e uma vitória do Guarany. O Tiradentes para ser semi-finalista, será necessário vencer o jogo contra o Horizonte e torcer por uma derrota ou um empate no jogo entre Guarany e Ceará.

A briga pela ponta da tabela, é mais tranquilha. O Ceará, segundo colocado (26 pontos), joga de olho no estará acontecendo entre Fortaleza (23) e Icasa (28). A vitória do Icasa, afasta a possibilidade de Fortaleza e Ceará se enfrentarem no quadrangular, caso o Horizonte não perca seu jogo. 



AVALIAÇÃO: Grupo sobralense visita a Automec e fecha parceria

Foi considerada por demais positiva a visita do grupo de empresários sobralenses a maior feira internacional do automóvel - a  Automec que, de dois em dois anos, acontece no estado de São Paulo. Entre os visitantes, pelo menos três grandes empresas deste município, a Sorex, a G.C. Pneus, e a Lubnorte, estiveram sendo representadas. Para o diretor da Sevpeças, Paulo Sérgio, a visita a feira foi uma grande oportunidade para o surgimento de novas parcerias, que vem para fortalecer o comércio local. Durante a estada em São Paulo, os sobralenses visitaram Johson Conforts, do grupo Heliar. Na Automec, conheceram o Stand da SKF Brasil. "A Visita a SKF Brasil, foi excelente e espetacular onde abriremos um enorme campo para parceria", disse Paulo Sérgio. 

Agora os associados da Servpeças - Rede Sobral - se preparam para organizar a Norte Peças, feira de local que num reúne em dois dias fornecedores e empresários do seotr de aupeças, motopeças, acessórios e reparação automotiva em Sobral. O evento acontecerá no Centro de Convenções de Sobral nos dias 9 e 10 de maio, e este ano chega a sua quinta edição.





EMPATE: Ceará e Tiradentes ficam no empate

Em um jogo morno, Ceará e Tiradentes empataram em 2 a 2, em jogo realizado na Arena Castelão. Com o resultado de empate, o Vovô não conseguiu seu objetivo e segue na 2º posição com 26 pontos. Já o Tigre somou mais um ponto e tem 19 se mantendo em 6º lugar. Na próxima rodada, o Vovô visita o Guarany de Sobral, às 16 horas, no Estádio do Junco. Já o Tiradentes encara o Horizonte, no Estádio Moraisão, no mesmo dia e horário.

NOVA DATA: João Ananias apresenta PEC da Posse dos prefeitos

O deputado federal João Ananias (PCdoB)  apresentou na última terça-feira, 23,  Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera a data da posse dos Prefeitos, Vice-Prefeitos e Vereadores para o dia 1º de novembro do ano das respectivas eleições. Atualmente, os eleitos tomam posse  no início do ano seguinte ao processo eleitoral.
 
João Ananias destaca que  o intervalo de tempo existente entre o resultado das eleições e a posse dos detentores de cargos nos Poderes Executivo e Legislativo nos Municípios,  vem-se mostrando muito grande. “Como a posse só ocorre no início do ano seguinte ao das eleições, essas unidades da Federação permanecem aproximadamente três meses sem a supervisão daqueles que foram eleitos democraticamente, o que vem acarretando o desmonte das finanças desses entes, além de angustia e instabilidade para a população”.

Assessoria do Deputado João Ananias

C.A.C.: Jordão ganha Centro de Apoio ao Cidadão Rogério Arruda


 O vereador Rogério Arruda, ao lado do prefeito Veveu Arruda e do vice-prefeito Carlos Hilton, entregaram na noite de quinta-feira, 25, o Centro de Apoio ao Cidadão (C.A.C). O local servirá como um gabinete avançado do vereador do PP. O prefeito Veveu Arruda, elogiou bastante a iniciativa do parlamentar, em oferecer uma oportunidade para que a população possa cobrar e acompanhar de perto as ações dele (Rogério Arruda) na Câmara de Sobral. Durante a inauguração, Veveu Arruda voltou a falar sobre a adutora e acredita que a próxima visita que fará a Serra do Jordão será para assinar a ordem de serviço para a construção da adutora que levará água do açude Jaibaras para todas as comunidades que residem em cima da serra.

O vereador Rogério Arruda, justificou o motivo da instalação do C.A.C. e disse que se tratava de uma promessa de campanha. "Agora as pessoas necessitadas não serão mais obrigadas descer a serra, para reclamar de suas necessidades. Aqui tudo será resolvido, como se fosse no meu gabinete lá Câmara Municipal", disse Rogério Arruda, enquanto comemorava a primeira conquista, uma cirurgia médica conseguida para um morador carente do Jordão.







quarta-feira, 24 de abril de 2013

AO VIVO: Rádio Caiçara faz o jogo ao vivo direto do Romeirão

Sobrou mesmo para a Rádio Caiçara de Sobral o direito de transmitir ao vivo direto do estádio Romeirão o jogo entre Icasa x Guarany de Sobral. A direção da emissora mandou para a Meca do Cariri, os seguintes profissionais: Carlos Rodrigues (narrador); Luzimar de Castro (comentarista) e Souza Mendes (repórter). As demais emissoras preferiram fazer via TV Diário o jogo válido pelo campeonato cearense que acontece nesta quarta-feira, 24, com início às 20h15. Na foto postada da facebook, a equipe pousa ao lado do blogueiro Wilson Gomes.

CÂMARA: Vereador Hermenegildo apresenta projetos

(Bené Fernandes) - Vereador Hermenegildo Souza – PSB, apesar da sua preocupação em função do cargo que exerce no time do Guarany de Sobral, não deixa de solicitar benefícios para as localidades onde têm liderança política. Confira os Projetos de Indicação de sua autoria, já devidamente aprovados.

DISTRITO DO CAIOCA.
473/13 – Ementa: Indica a reforma dos calçamentos das seguintes ruas do distrito de Caioca: Rua do Bueiro, do Colégio, da Igreja e do Juazeiro.

GUARDA MIRIM DE SOBRAL
113/13 – Ementa: Solicita o reajuste financeiro da bolsa de auxílio mensal do Programa da Guarda Mirim de Sobral.


Fonte: Secretaria do Legislativo da CMS.

INGRESSOS: Vice-presidente tira as dúvidas

 A polêmica da notícia publicada, no Blog Sobral de Prima, sobre a possível venda de ingressos "paralelos", no jogo do Guarany com o Fortaleza, foi esclarecido pelo vice-presidente, do clube sobralense, Veras. Segundo ele, o que na verdade aconteceu foi a entrada de pessoas com ingressos cortesia, que é fornecido pela FCF aos clubes mandantes das partidas. Veras adiantou que nada de anormal aconteceu e que tudo foi resolvido no mesmo dia da partida, ou seja no domindo, dia 21.

CONQUISTA: Prefessores de Santana do Acaraú terão aumento

 O prefeito de Santana do Acaraú, Heldinha Arcanjo, garantiu após enviar mensagem a Câmara Municipal, o reajuste salarial para os professores. De acordo com a assessria do gestor daquele município os reajustes atingirão todas as categorias. Os professores que não estão em sala de aula, terão reajuste de 9%, enquanto que aqueles que estão em sala, receberão reajuste de 15%. Outra boa notícia é que o reajuste é com base no mês de janeiro, isso garantirá aos professores receber todo retroativo agora em abril. 

Os valores de reajuste dessa categoria atende a uma reivindicação da entidade que representa a classe.

O prefeito Heldinha Arcanjo, informa a população que o Conselhão Comunitário que sempre acontece no último sábado de cada mês, foi transferido de forma extraordinária, para o dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador.

Pequenos negócios estão otimistas para o Dia das Mães

Os proprietários de micro e pequenas empresas estão otimistas em relação ao faturamento com a chegada do Dia das Mães, tradicionalmente um bom período para o comércio. De acordo com o Índice de Confiança dos Pequenos Negócios (ICPN), pesquisado mensalmente pelo Sebrae, 94% dos empresários entrevistados esperam ampliar ou manter o faturamento nos meses de abril e maio.

Esse percentual representa um forte aumento em relação ao índice de confiança medido entre os pequenos negócios no primeiro mês do ano. O ICPN pesquisado em janeiro m ostrou que 78% dos empresários esperavam aumentar ou manter seu faturamento, 16 pontos percentuais abaixo do índice atual. Essa maior confiança dos empresários na economia brasileira confirma a expectativa do presidente do Sebrae, Luiz Barretto, para quem os resultados econômicos de 2013 serão ainda melhores que os registrados no ano passado. “O mercado interno continua impulsionando os pequenos negócios e consequentemente beneficiam a economia, já que as micro e pequenas são 99% das empresas brasileiras”, destaca.

Os quatro setores analisados – Indústria, Construção Civil, Serviços e Comércio – compartilham da mesma expectativa positiva. Entre os pequenos negócios da Indústria e Construção, 95% esperam que o faturamento cresça ou se mantenha estável. Já no setor Serviços, 94% dos empresários também estão confiantes. O Comércio vem logo em seguida, com 93%.
O bom cenário de faturamento previsto pelos empresários acaba refletindo também na manutenção ou geração de emprego e renda. Entre os proprietários de micro e pequenas empresas entrevistados pela pesquisa, 98% esperam não somente manter o quadro de funcionários, mas também realizar novas contratações em função de uma expectativa de aquecimento da economia.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Secretaria Agricultura e Sobral Frango discutem implantação de abatedouro



A Secretaria da Agricultura e Pecuária e a Associação dos Beneficiadores de Frango de Sobral – SOBRAL FRANGO, estiveram reunidas, com o apoio da Secretaria da Tecnologia do Desenvolvimento Econômico, dia 18 de abril, na Sala de Reuniões da Secretaria da Segurança e Cidadania, para discutirem a viabilidade da implantação de um abatedouro de Frangos na cidade.

A reunião, que contou com representantes do Banco do Nordeste, SEBRAE, Idetagro - Instituto de Desenvolvimento de Tecnologias Agropecuárias e Recursos Hídricos e Cialne, além da presença de todos os associados, serviu para fortalecer a importância das parcerias para a definitiva implantação do abatedouro. Na ocasião, várias metas foram traçadas como: a realização de um curso de gestão para os associados prevendo a organização e planejamento para a construção do abatedouro; o redimensionamento da planta baixa; e um estudo de viabilidade econômica e operacionalização de crédito para a implantação do empreendimento a ser feito em parceria com SEBRAE e Secretaria da Agricultura, para ser encaminhado a Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico responsável pelo PRODECOM.

O presidente da Associação, José Maria Liberato, afirmou estar confiante com os resultados do encontro e com a construção e implementação do abatedouro que trarão benefícios aos produtores de frango da região bem como ao público consumidor que terá uma oferta maior e de mais qualidade do produto e dos serviços.

As tirinhas da Câmara de Sobral

1- A Câmara de Vereadores de Sobral deverá realizar uma sessão relâmpago nesta terça-feira, em virtude de um evento que começa nesta terça-feira, no Centro de Convenções.

2- Os vereadores de Sobral aprovaram dois projetos de lei de autoria do vereador Claudio Gil. Um deles  que denomina oficialmente de Maria de Lourdes de Vasconcelos a escola em tempo integral de Aracatiaçu.

3- Vereador Paulão apresentou requerimento que solicita a reforma do estádio de futebol que fica situado no distrito de Taperuaba.

VAGA: Guarany vai em busca da vitória

O Guarany de Sobral tem um difícil compromisso na noite desta quarta-feira, 24, no estádio O Romeirão, quando vai enfrentar o Icasa, na busca de uma vaga no quadrangular do Campeonato Cearense. O time de Sobral vem de uma derrota diante do Fortaleza, no domingo dentro do estádio do Junco, pelo placar de 1 a zero. O Icasa também vem de uma derrota. Perdeu para o Ceará na Arena Castelão por 3 a 1. 

Mesmo vencendo o jogo o Guarany ainda terá que torcer por um tropeço do Horizonte e do Tiradentes que também jogam neste meio de semana. O Horizonte vai enfrentar o Guarani de Juazeiro e o Tiradentes vai pegar o Ceará.

As tirinhas da imprensa sobralense

1- O repórter "Mão Cheia", Viana Farias, estreou no programa "Alô, alô zona Norte", que é apresentado de segunda-feira a sexta-feira na Rádio Tupinambá de Sobral.

2- As equipes esportivas das rádios sobralenses seguem nesta terça-feira, para a Região Metropolitana do Cariri, onde na noite de quarta-feira, transmitem o jogo entre Icasa x Guarany.

3- Assis Araujo (leia-se Camocim), será o responsável em montar a nova programação da Rádio FM Somzoon Sat, em Sobral. A emissora passa por transformação.

4- Guto Barros fez subir a audiência da Rádio Caiçara. A emissora já estuda uma possibilidade de aumentar o horário do apresentador.

Moradores cobram da Prefeitura de Sobral


Os moradores desta rua que fica situada no bairro Padre Palhano estão solicitando da prefeitura que faça um trabalho de infraestrutura nesta artéria. Eles reclamam dizendo quando chove a rua fica intransitável.

DOAÇÃO: Câmara aprova terreno para a OAB construir clube social em Sobral


 Apesar dos esclarecimentos prestados pelo vereador Gilmar Bastos (PSB), com mais de 40 minutos de discurso na tribuna do Plenário 5 de Julho, não suficiente para convencer os vereadores presentes a sessão de segunda-feira, no tocante a desaprovação da doação de um terreno para a Ordem dos Advogados do Ceará. O terreno doado pelo prefeito em exercício Carlos Hilton servirá para num prazo de dois anos a OAB construir sua sede social.

 Para Gilmar Bastos, o projeto não foi apresentado com toda documentação necessária como determina a lei e chegou a pedir ao Presidente da Casa, Itamar Ribeiro, que suspendesse a votação. O pedido foi negado após o presidente ouvir explicações do secretário da CM, José Crisóstomo – Zezão (PP). 

Gilmar argumentou que o terreno doado tem um valor financeiro muito significante, algo em torno de R$ 1,8 milhão. “O terreno futuramente poderá fazer falta, quando o município precisar construir uma obra que beneficie a comunidade e não encontrará, sendo necessária a compra de outra área”, disse Gilmar Bastos.

 A votação foi acompanhada por um grupo de advogados da OAB de Sobral, que aplaudiu os vereadores que votaram a favor. Gilmar Bastos promete acompanhar todo processo até o prazo determinado. “Caso não seja cumprido os trâmites legais irei recorrer a justiça”,  disse Gilmar.

O projeto de Lei número 1537/13, segue agora para sanção do Chefe do Executivo.

NA TRAVE: Deputado Eudes Xavier é Persona Non Grata para Sobral

Por 14 votos a favor e seis votos contra a Câmara de Vereadores de Sobral, aprovou na sessão de segunda-feira, 22, Projeto de Decreto Legislativo número 409/13, que considera como Persona Non Grata para o Município, o deputado Federal Antonio Eudes Xavier (PT/CE). O Projeto de autoria do vereador Gilmar Bastos (PSB), (precisava de 2/3 da votação ou seja de 14 votos), e justifica que o parlamentar destratou não só o governador Cid Gomes, mas um filho ilustre dessa terra.
Para a vereadora petista, líder do prefeito Veveu Arruda na Câmara de Sobral, Eudes Xavier tem suas qualidades, e já provou ao aprovar verba parlamentar que beneficia o município com algumas obras.
O vereador Vicente de Paulo – Paulão (PSD), disse que votava a favor do projeto e que fazia com muito prazer. O mesmo pensamento teve o vereador Hermenegildo Souza Neto. “Entendo que o deputado foi usado e mesmo assim se manteve na mesma posição”, disse Hermenegildo.  

segunda-feira, 22 de abril de 2013

SOBRAL: Municípios da região Norte participarão de encontro


O município de Sobral sediará o “ENCONTROS DA CIDADANIA: O Controle Social em suas mãos”, de 23 a 25 de abril, no Centro de Convenções de Sobral, no horário de 8h às 12h e de 13h às 17h. O objetivo do evento é orientar os membros da sociedade civil, a fim de que possam fazer um maior acompanhamento da utilização dos recursos públicos em prol da comunidade, assim como, capacitar e atualizar os agentes públicos municipais.

O encontro pretende reunir, juntamente com a Presidência do TCM, conselheiros, procuradores e auditores, as lideranças municipais: prefeitos, vereadores, gestores, servidores, membros de conselhos, sindicatos, ONG’s e a sociedade civil. Municípios participantes: Alcântaras, Cariré, Coreau, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groairas, Massapé, Meruoca, Mucambo, Pacujá, Santana do Acaraú, Senador Sá e Sobral. 

Durante o “Encontros da Cidadania” serão realizadas palestras, cursos e demonstração de serviços de transparência, disponíveis no site do TCM. Serão apresentados temas de relevância considerados como boas práticas de gestão pública, tais como: Transparência e Controle Social, Educação, Saúde, Assistência Social, Criança e Adolescência e Meio Ambiente (Plano Diretor), Arrecadação de Tributos Municipais, Consórcios Públicos e Convênios, Controle Interno e Prestação de Contas, Estrutura Administrativa, Impactos Ambientais, Obras Públicas e Atos de Pessoal. 

O evento é promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará, em parceria com a Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Tecnologia e Desenvolvimento Econômico (STDE); Escola de Gestão Pública - EGP - SEPLAG; Instituto de Desenvolvimento dos Municípios do Ceará - IDECI (Secretaria de Cidades); Ministério do Planejamento - Gespública; Secretaria da Fazenda - Educação Fiscal; Controladoria Geral da União; e UNIPACE. Inscrições Gratuitas no dia e local do evento. Mais informações pelo site: www.tcm.ce.gov.br

domingo, 21 de abril de 2013

ESPORTE: Guarany é derrotado pelo Fortaleza

Ainda não foi diante do Fortaleza que o Guarany pode garantir sua ida ao quadrangular do campeonato Cearense de 2013, pois acabou sendo derrotado pelo escore num gol assinalado aos 5 minutos da etapa inicial, numa cobrança de penalidade máxima.  A situação do Cacique do Vale só ficará definida na última rodada quando enfrentará o Ceará no estádio do Junco, uma vez que seus adversários diretos Horizonte e Tiradentes venceram e agora somam 18 pontos ganhos, um a menos que o time sobralense, que permanece com 19. O Fortaleza agora soma 22 pontos.  Antes de enfrentar o Ceará, o Guarany de Sobral, terá um adversário bastante difícil, O Icasa, que na rodada do fim de semana perdeu para o Ceará, na Arena Castelão por 3 a 1. A renda do jogo da tarde deste domingo no estádio do Junco somou R$ 33.080, para um público pagante de quase 2.700. Parte da renda que coube a Guarany ficou retida, cerca de R$ 13 mil, para pagar débitos junto ao INSS. No http://www.facebook.com/wilson.gomes.10 , você poderá ver outras imagens do jogo, como entrevistas elenco do Guarany, torcidasorganizadas, entre outros lances.

DESFALQUE: Júnior Alves fica de fora do jogo deste domingo


(Fabiano Rodrigues) - O técnico Argeu dos Santos tem apenas um problema para escalar o Guarany de Sobral no jogo decisivo deste domingo, contra o Fortaleza, no estádio do Junco. O zagueiro e capitão do time Júnior Alves recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Ferroviário e terá que cumprir suspensão automática. Bebeto deve ser o escolhido pelo técnico Argeu dos Santos para começar jogando.
Em compensação, o treinador do Cacique do Vale terá alguns importantes retornos. O zagueiro Joécio cumpriu suspensão contra o Tubarão da Barra e tem retorno garantido. O jovem volante Zé Augusto foi liberado pelo departamento médico e volta a ficar a disposição depois de algumas rodadas afastado da equipe.

CURTA: Crime de lesão corporal a faca em Sobral

 A Polícia Militar, foi acionada por volta de 1h, deste domingo, para atender uma ocorrência policial. De acordo com as informações um homem foi lesionado a faca nas imediações de um posto de combustível que fica situado no bairro Coração de Jesus. A vítima foi lesionada com dois golpes de faca um deles nas costas. Na fuga, para não ser morto, se refugiou dentro da loja de conveniência do referido posto. O elemento que tentou contra a vida dessa vítima foi identificado e está sendo procurado pela polícia. 

ESPORTE: Horizonte vence e ameaça Guarany e Fortaleza


Abrindo a 12ª rodada do Campeonato Cearense, Horizonte e Ferroviário se enfrentaram na tarde deste sábado (20), no Domingão. Quem levou a melhor foi o Galo do Tabuleiro, que venceu a partida por 1 a 0, com um gol de Erandir no fim da segunda etapa.
Com o resultado, o Horizonte mantém vivas as chances de conseguir uma vaga nas semifinais do certame, encostando no G4, com 18 pontos, um a menos que Fortaleza e Guarany de Sobral. Sem chances de classificação, o Tubarão da Barra cumpria apenas tabela continua com 6 pontos, se mantendo na lanterna.

MERUOCA: Cid Gomes no comício de Aristides

Foto: Via Facebook -Tassia Mendes

Debaixo de uma chuva fina, e com uma temperatura abaixo dos 18 graus, típica da Serra da Meruoca, a população da cidade, não se intimidou e foi até até a Praça principal, conferir de perto as propostas do candidato do PT (Aristides)  ao cargo de prefeito da cidade de outra lideranças políticas. De jaqueta preta, o governador Cid Gomes discursou perante o público e disse porque lutou para que a Meruoca tivesse uma candidatura única nessa eleição suplementar. Ilário Marques, Raquel Marques, Prefeito Veveu Arruda, entre outras autoridades prestigiaram o evento político.

NO BECO: Luciano Arruda recebe comenda no Beco do Cotovelo

 Quem esteve sendo homenageado pela Associação Amigos do Becco do Cotovelo e o Programa Bate Papo no Becco com Ivan Frota, foi o advogado e Chefe de gabinete, Luciano Arruda Filho. Numa bonita festa que contou com a presença de um grande público e vereadores de Sobral, o homenageado foi agraciado com a comenda "Orgulho de ser Sobralense", na manhã deste sábado. "Sinto-me, bastante orgulhoso pelo reconhecimento. Acho que estamos seguindo no caminho certo, com meu irmão e prefeito da cidade Veveu Arruda", disse o homenageado ao Blog Wilson Gomes.

Em boa fase, Ceará recebe o Itabaiana-SE almejando classificação na Copa do Nordeste

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Vivendo ótimo momento na temporada, o Ceará, chega com a confiança elevada para tentar c...